Você tem ideia de como o plástico é reciclado?

De acordo com a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, a sustentabilidade tem a missão de atender às necessidades do presente sem comprometer as demandas potenciais de gerações futuras.

Veja os principais benefícios e entenda o quanto a reciclagem pode mexer com diversas áreas:

Elimina os riscos à saúde;
Diminui os impactos ambientais causados pelos resíduos de materiais descartados displicentemente;
Evita a exploração de recursos naturais;
Proporciona economia;
Gera empregos;
Faz muito bem para a imagem das empresas que a realizam e divulgam entre seus clientes.
Descubra como é feita a reciclagem
Entre os tipos de plástico reciclados por 63% das empresas que participaram da pesquisa realizada pela FIA, 22% são Polietileno (PE), 8% Polietileno Tereftalato (PET), 5% Polipropileno (PP) e 2% Poliestireno (PS). Entre as organizações entrevistadas, 3% realizam apenas a moagem dos materiais, 63% fazem a granulação (pelletização) e 33% fazem reprocessamento e transformação.

O processo de reciclagem começa quando o consumidor separa os itens plásticos e os entrega em algum ponto de coleta seletiva ou Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Em seguida, os materiais são levados para algum Centro de Triagem, onde cada item é separado por tipo de resina.

Nesse local, os materiais recicláveis também são classificados por uma numeração de 1 a 7, o que ajuda na identificação. Entenda o que cada número representa

PET: Tereftalato de etileno;
PEAD: Polietileno de alta densidade;
PVC: Cloreto de vinila;
PEBD: Polietileno de baixa densidade;
PP: Polipropileno;
PS: Poliestireno;

Outros: Copolímero de etileno vinil acetato (EVA), Copolímero de acrilonitrila butadieno estireno (ABS), Policarbonato (PC), Poliuretano (PU), Resina epóxi e Resina fenólica.
O próximo passo é levar esses materiais para as recicladoras, onde podem passar por alguns processos diferentes de reciclagem. Conheça os mais importantes a seguir.

Reciclagem mecânica
Esse é o processo mais realizado e complexo, pois os resíduos passam por quatro etapas:

Fragmentação: os resíduos são levados para um moinho para reduzir o seu tamanho;
Lavagem: os fragmentos (flakes) são lavados com água;
Separação: é feita também com água e pela diferença de densidades, pois os flakes mais densos afundam e os menos densos boiam na superfície;
Secagem: os flakes são direcionados para secadores;
Extrusão: quando secos, os flakes são inseridos em uma máquina extrusora, que funde os materiais por aquecimento e os leva a uma matriz, onde são formados os filamentos contínuos (espaguetes). Nesse novo formato, eles são resfriados em uma banheira com água na temperatura ambiente e cortados em uma granuladora. O resultado são grânulos de material plástico reciclado que são embalados e podem ser utilizados na produção de novos produtos.
Reciclagem química ou terciária
O plástico pode ser reciclado por meio de processos químicos que o transformam em novas substâncias ou matérias-primas. As diferentes técnicas modificam os polímeros e os tornam monômeros. Saiba quais são elas:

Quimólise: os polímeros são quebrados total ou parcialmente em monômeros com glicol, metano e água;
Hidrogenação: o tratamento com calor e oxigênio quebra as cadeias de polímeros, criando produtos que podem ser processados em refinarias;
Pirólise: as moléculas são quebradas pelo calor na ausência de oxigênio, o que gera frações de hidrocarbonetos que também podem ser destinados a refinarias;
Gaseificação: os plásticos são aquecidos com ar ou oxigênio, o que acaba gerando gás de síntese, uma mistura de gases que contém monóxido de carbono e hidrogênio.
Entender como o plástico reciclado é importante para você não ficar entediado com tanto falatório sobre a importância da sustentabilidade. O resultado da reciclagem é um produto mais resistente, com baixo peso e grande vida útil.

Agora que você entende por que o Plástico deve ser reciclado, vamos colocar em prática? Compartilhe essa boa prática com seus amigos também pela suas redes sociais.

 

© Copyright Industrias Moderna – Todos os direitos reservados
Shopping Cart